PLANO DE ENSINO
CONTEÚDO DE CLÍNICA CIRÚRGICA
HABILIDADES MÉDICA VII
Perfil do profissional: Apto em atuar no processo de saúde-doença, na perspectiva da integralidade considerando os três níveis de assistência.
Ementa: Avaliação clínica e preparo pré-operatório em Cirurgia Geral. Abordagens propedêutico-terapêuticas ambulatoriais no paciente cirúrgico. Conhecimentos e habilidades essenciais no diagnóstico e tratamento das doenças cirúrgicas mais prevalentes, incluindo as complicações pós-operatórias gerais relacionadas. Aspectos históricos, clínicos, epidemiológicos, fisiopatológicos, propedêuticos e terapêuticos nas principais afecções cirúrgicas. Importância da relação cirurgião-paciente, da responsabilidade profissional e dos aspectos ético-legais da prática cirúrgica.
Objetivo: O objetivo deste é desenvolver no acadêmico competências gerais ou de fundamento de área, de acordo com as unidades de ensino e conteúdos estudados, com foco nas habilidades necessárias para a atuação profissional do médico generalista, a saber:
-
Comunicar-se de forma apropriada e respeitosa com o paciente, cuidadores e familiares;
-
Construir história clínica centrada no paciente, coletando dados semiológicos;
-
Realizar exame físico de forma sistemática, com postura apropriada, correlacionando com os dados semiológicos da história clínica;
-
Gerar hipóteses diagnósticas baseando-se nos itens 2 e 3;
-
Utilizar forma procedente habilidades específicas adquiridas no Laboratório das Habilidades Médicas;
-
Manter relação condizente com os colegas, preceptores e equipe de saúde em todos os cenários;
-
Desenvolver o raciocínio clínico através da utilização do método clínico e da prática de solução de problemas.
Competências Gerais ou de Fundamento de Área: Promover o conhecimento e desenvolvimento de habilidades clínicas fundamentais para a formação geral do medico. Ministrar ensinamentos básicos necessários à formação do médico em relação aos fundamentos da Cirurgia juntamente ao estudo das afecções mais prevalentes de tratamento cirúrgico; Desenvolver no aluno a Habilidade para avaliação crítica das Informações Científicas.
Unidades de Ensino
UNIDADE DE ENSINO I - PAREDE ABDOMINAL
1.1 Hérnias da parede abdominal e da região ínguino-crural
UNIDADE DE ENSINO II - ESOFAGO
2.1 Megaesofago
2.2 Tumores do esôfago
2.3 DRGE
UNIDADE DE ENSINO III - ESTÔMAGO
3.1 Tumores gástricos
UNIDADE IV: INSTESTINO DELGADO
4.1 Doença inflamatória intestinal
UNIDADE DE ENSINO V - INTESTINO GROSSO
5.1 Doença diverticular do colon
5.2 Megacolon
5.3 Apendicite aguda
5.4 Doenças ano-orificiais
5.5 Tumores colorretais
UNIDADE VI - FÍGADO, PÂNCREAS E VIAS BILIARES
6.1 Doença calculosa da vesícula e vias biliares
6.2 Pancreatite aguda
6.3 Tumores de vias biliares e pâncreas
6.4 Doenças cirúrgicas do fígado
6.5 Hipertensão portal
UNIDADE DE ENSINO VII - UROLOGIA
7.1 Tumores de próstata
7.2 Tumores de bexiga
7.3 Tumores dos rins
7.4 Tumores do pênis
7.5 Tumores testiculares
UNIDADE DE ENSINO VIII - TÓRAX
8.1 Tumores de pulmão
8.2 Tumores do mediastino
UNIDADE DE ENSINO IX - NEUROENDÓCRINO
12.1 Tumores de tireoide
12.2 Neoplasias endócrinas
UNIDADE DE ENSINO X - MEDICINA PERIOPERATÓRIA
13.1 Pré e pós-operatório em situações clínicas rotineiras em Cirurgia Geral
13.2 Protocolos Multimodais em Cirurgia – Projeto ACERTO
Proposta Metodológica (Programa)
Proposta de Avaliação do Processo Ensino e Aprendizagem
