PLANO DE ENSINO

CONTEÚDO DE CLÍNICA CIRÚRGICA

HABILIDADES MÉDICA VII

Perfil do profissional:  Apto em atuar no processo de saúde-doença, na perspectiva da integralidade considerando os três níveis de assistência.

 

Ementa:  Avaliação clínica e preparo pré-operatório em Cirurgia Geral. Abordagens propedêutico-terapêuticas ambulatoriais no paciente cirúrgico. Conhecimentos e habilidades essenciais no diagnóstico e tratamento das doenças cirúrgicas mais prevalentes, incluindo as complicações pós-operatórias gerais relacionadas. Aspectos históricos, clínicos, epidemiológicos, fisiopatológicos, propedêuticos e terapêuticos nas principais afecções cirúrgicas. Importância da relação cirurgião-paciente, da responsabilidade profissional e dos aspectos ético-legais da prática cirúrgica.

 

Objetivo:  O objetivo deste é desenvolver no acadêmico competências gerais ou de fundamento de área, de acordo com as unidades de ensino e conteúdos estudados, com foco nas habilidades necessárias para a atuação profissional do médico generalista, a saber:

  1. Comunicar-se de forma apropriada e respeitosa com o paciente, cuidadores e familiares;

  2. Construir história clínica centrada no paciente, coletando dados semiológicos;

  3. Realizar exame físico de forma sistemática, com postura apropriada, correlacionando com os dados semiológicos da história clínica;

  4. Gerar hipóteses diagnósticas baseando-se nos itens 2 e 3;

  5. Utilizar forma procedente habilidades específicas adquiridas no Laboratório das Habilidades Médicas;

  6. Manter relação condizente com os colegas, preceptores e equipe de saúde em todos os cenários;

  7. Desenvolver o raciocínio clínico através da utilização do método clínico e da prática de solução de problemas.

Competências Gerais ou de Fundamento de Área: Promover o conhecimento e desenvolvimento de habilidades clínicas fundamentais para a formação geral do medico. Ministrar ensinamentos básicos necessários à formação do médico em relação aos fundamentos da Cirurgia juntamente ao estudo das afecções mais prevalentes de tratamento cirúrgico; Desenvolver no aluno a Habilidade para avaliação crítica das Informações Científicas. 

Unidades de Ensino

 

UNIDADE DE ENSINO I - PAREDE ABDOMINAL

1.1 Hérnias da parede abdominal e da região ínguino-crural

 

UNIDADE DE ENSINO II - ESOFAGO

2.1 Megaesofago

2.2 Tumores do esôfago

2.3 DRGE

 

UNIDADE DE ENSINO III - ESTÔMAGO

3.1 Tumores gástricos

 

UNIDADE IV:  INSTESTINO DELGADO

4.1 Doença inflamatória intestinal

UNIDADE DE ENSINO V - INTESTINO GROSSO

5.1 Doença diverticular do colon

5.2 Megacolon

5.3 Apendicite aguda

5.4 Doenças ano-orificiais

5.5 Tumores colorretais

 

UNIDADE VI -  FÍGADO, PÂNCREAS E VIAS BILIARES

6.1 Doença calculosa da vesícula e vias biliares

6.2 Pancreatite aguda

6.3 Tumores de vias biliares e pâncreas

6.4 Doenças cirúrgicas do fígado

6.5 Hipertensão portal

 

UNIDADE DE ENSINO VII - UROLOGIA

7.1 Tumores de próstata

7.2 Tumores de bexiga

7.3 Tumores dos rins

7.4 Tumores do pênis

7.5 Tumores testiculares

UNIDADE DE ENSINO VIII - TÓRAX

8.1 Tumores de pulmão

8.2 Tumores do mediastino

 

UNIDADE DE ENSINO IX - NEUROENDÓCRINO

12.1 Tumores de tireoide

12.2 Neoplasias endócrinas 

 

UNIDADE DE ENSINO X - MEDICINA PERIOPERATÓRIA 

13.1 Pré e pós-operatório em situações clínicas rotineiras em Cirurgia Geral

13.2 Protocolos Multimodais em Cirurgia – Projeto ACERTO

 

Proposta Metodológica (Programa)

Proposta de Avaliação do Processo Ensino e Aprendizagem       

Referências Bibliográficas 

© copyright 2014 | Alberto Bicudo Salomao 

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